PHMETRIA ESOFÁGICA COMPUTADORIZADA DE 24 HORAS

O que é?

O exame de pHmetria Esofágica Computadorizada de 24 horas é indicado para o diagnóstico de DRGE com sintomas atípicos, como tosse, rouquidão, pigarro, e acompanhamento do tratamento do DRGE. A pHmetria Esofágica é geralmente realizada para avaliar o refluxo de material ácido do estômago para o interior do esôfago.

 

O procedimento é feito através da passagem de uma sonda fina pela narina conectada a um computador portátil, sem nenhum tipo de sedação. Após a introdução do aparelho, o paciente deve ficar com o instrumento durante o período aproximado de 24h, devendo retornar à clínica no dia seguinte para a retirada do mesmo. O exame deve ser realizado após orientação médica.

 

Qual o objetivo do exame?

A pHmetria Esofágica tem como objetivo analisar e quantificar o refluxo gastroesofágico (DRGE), seja fisiológico ou patológico, podendo também detectar:

  • Sintomas típicos da doença do refluxo gastroesofágico (como azia e regurgitação);
  • Sintomas atípicos (como dor no peito, chiado, rouquidão, tosse, dor de garganta, pigarro).

 

O teste também pode ser recomendado como parte de uma avaliação pré-cirúrgica ou pós-cirúrgica, para comprovar seu resultado.

 

Qual o preparo para o exame?

Para a realização da pHmetria Esofágica Computadorizada de 24 horas é necessário seguir cuidados específicos para o exame adulto.

 

pHmetria 24h adulto:

  • Suspender medicação de uso para o estômago no mínimo 7 dias antes do exame;
  • O paciente não pode realizar o exame caso esteja gripado, com febre ou diarreia;
  • Vir de banho tomado para o exame, pois será afixado um eletrodo em seu peito, que não poderá ser molhado ou retirado;
  • Vir para o exame com uma blusa ou camisa de botões na parte da frente, para facilitar a troca de roupa posterior ao exame;
  • Em caso de mulheres, evitar o uso de maquiagem; em caso de homens, o paciente com muitos pelos deve trazer um aparelho para depilação local;
  • Trazer carteira do convênio, pedido médico do exame autorizado pelo convênio e cédula de identidade (RG).

Este exame é realizado apenas em adultos aqui no ISA.

Deixe um Comentário