ferro injetável na gravidez

Você já ouviu falar no uso do ferro injetável na gravidez? Trata-se de uma alternativa para gestantes que não conseguem manter níveis adequados de ferro apenas com a alimentação ou suplementação oral. Essa condição é mais comum do que parece e, quando não tratada de forma adequada, pode trazer riscos tanto para a mãe quanto para o bebê.

A boa notícia, porém, é que ginecologistas, obstetras e hematologistas têm recorrido cada vez mais à infusão venosa de ferro como solução. Acompanhe o artigo e saiba mais a seguir:

Por que optar pelo ferro injetável na gravidez?

Em primeiro lugar, é preciso considerar que ao longo da gestação, a demanda por ferro aumenta muito. Isso acontece porque o organismo da mulher precisa produzir mais sangue para suprir tanto as necessidades dela quanto as do bebê em desenvolvimento.

Quando essa reposição não acontece de forma adequada, surge um quadro conhecido como anemia ferropriva. Essa condição caracteriza-se, portanto, por sintomas como cansaço excessivo, palidez, falta de ar, unhas quebradiças e até palpitações.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas as gestantes recebam suplementação de ferro oral, justamente por conta desse aumento na demanda. Quando, porém, essa reposição não é suficiente, ou quando há efeitos colaterais como náuseas, constipação, dores abdominais e baixa absorção intestinal, o ferro injetável na gravidez torna-se uma alternativa. Isso porque, embora o consumo oral de ferro seja a primeira linha de tratamento, nem todas as grávidas conseguem se adaptar bem a ele. 

Quando indica-se o ferro injetável na gravidez?

A decisão de utilizar ferro injetável na gravidez é sempre médica e personalizada. Em geral, os ginecologistas obstetras e hematologistas indicam a infusão endovenosa de ferro nos seguintes casos:

  • Anemia moderada a grave com necessidade de rápida correção;
  • Elevada perda de sangue durante a gestação;
  • Intolerância ou má resposta à suplementação oral;
  • Baixos estoques de ferro no terceiro trimestre;
  • Casos em que há previsão de perda sanguínea no parto;
  • Gestantes com distúrbios gastrointestinais (como constipação) que dificultam a absorção do ferro oral.

Vale destacar também que em alguns casos, recomenda-se o ferro injetável mesmo após o parto, sobretudo nos casos em que há hemorragia ou cesárea com muita perda de sangue.

Os benefícios do ferro injetável na gravidez

Quais são os benefícios do ferro injetável na gravidez?

A infusão endovenosa de ferro apresenta uma série de vantagens, sobretudo quando há comparação com a suplementação oral:

  • Reposição das reservas de ferro;
  • Redução dos sintomas de anemia;
  • Aumento mais rápido dos níveis de hemoglobina;
  • Maior tolerância e menor índice de efeitos colaterais gastrointestinais;
  • Menor risco de complicações durante o parto.

Em muitas gestantes, já é possível sentir a melhora dos sintomas poucos dias após a infusão.

Quem pode prescrever o ferro injetável?

O ferro injetável é um medicamento de uso controlado e sua administração só deve ocorrer com prescrição médica. Os especialistas que mais acompanham essas situações são os ginecologistas obstetras e os hematologistas, pois são os profissionais que monitoram os níveis de hemoglobina e ferritina durante o pré-natal e no pós-parto. 

Esses médicos são responsáveis por avaliar os exames laboratoriais e determinam a dose ideal de ferro necessária para reverter o quadro de anemia. Além disso,são eles que decidem o tipo de ferro mais adequado e a velocidade de infusão. 

A aplicação, por sua vez, deve ser realizada em ambiente seguro, com infraestrutura adequada e com treinamento da equipe. 

No Instituto de Saúde Assistida, realizamos o procedimento com todo o conforto e monitoramento necessários. Acomodamos a gestante em ambiente tranquilo, com suporte de equipe de enfermagem especializada, que acompanha cada etapa da infusão. O tempo de aplicação pode durar entre 15 minutos a 1 hora, dependendo da formulação do medicamento.

Após a infusão, a paciente permanece em observação por um breve período para garantir total segurança.  Todo o processo é feito com cuidado, seguindo padrões clínicos e assistenciais de excelência.

Leia mais: Entenda a importância da suplementação de ferro para combate à anemia

Converse com seu médico sobre o ferro injetável na gravidez. 

Por fim, se você está grávida, recebeu diagnóstico de anemia ou apresenta sintomas como cansaço extremo, converse com um especialista sobre a possibilidade de utilizar o ferro injetável. Lembre-se que esse recurso pode ser fundamental para uma gestação tranquila, porém, não se deve tomar essa decisão pelo ferro injetável na gravidez de forma isolada.

Ela deve envolver o acompanhamento próximo do ginecologista obstetra, responsável pelo pré-natal, e muitas vezes o suporte técnico do hematologista, que avalia a melhor conduta terapêutica para a anemia. 

E se houver indicação da infusão, conte com o Instituto de Saúde Assistida. Nosso centro de infusão está preparado para cuidar de você com todo o carinho, segurança e competência que esse momento merece.

Quer saber mais? Acompanhe nosso blog

Para agendar seu exame ou sua consulta com reumatologista via Whatsapp, acesse este link.

AGENDE SEU EXAME OU CONSULTA PELO TELEFONE: (62) 3254-8900

Deixe um Comentário