A Nutrição é a especialidade que estuda as propriedades dos alimentos.

O Instituto de Saúde Assistida conta com uma nutricionista altamente qualificada na atividade profissional que permite identificar soluções que possam promover a saúde de cada paciente a partir de uma alimentação equilibrada e adequada à suas particularidades.

 

O que é?

A Nutrição é a especialidade responsável pelo estudo das propriedades dos alimentos e promoção da qualidade de vida do paciente através da prevenção, promoção e recuperação da sua saúde. A ciência permite um planejamento de dieta específico a ser executado de acordo com avaliações prévias de cada caso.

 

O nutricionista

O especialista em nutrição busca um estilo de vida mais saudável e planejado especialmente para cada paciente, sempre destacando a consciência e o respeito pela sua alimentação diária. O nutricionista tem como objetivo auxiliar na difusão de hábitos de consumo alimentares mais naturais e menos industrializados com a finalidade de criar assim, um impacto mais positivo no dia a dia do paciente. Além disso, o profissional é capacitado para atuar em diversas áreas da Nutrição, incluindo:  a Nutrição Clínica, a Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição, Saúde Pública, etc.

 

Indicações

A recomendação é que o paciente procure pelo auxílio do nutricionista mesmo sem nenhum sintoma ou grandes mudanças de hábito, pois assim, poderá se alimentar corretamente com uma dieta totalmente personalizada para o seu estilo de vida e particularidades. Entre os principais motivos para a consulta, estão também: a sensação de que o corpo não está recebendo todos os nutrientes de que precisa, a necessidade de emagrecer ou ganhar peso e massa muscular, no caso de apresentar alguma restrição alimentar e para controle de doenças decorrentes da má alimentação.

 

Cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é uma área de destaque do ISA e envolve o acompanhamento de uma equipe médica multidisciplinar para pacientes que realizem a operação. A participação do nutricionista no acompanhamento do paciente no pós-operatório contribui para que ele se adapte a cuidados específicos com alimentação e suplementação, já que essa é uma parte importantíssima que possibilita manter os resultados de forma segura e saudável em todas as etapas. Saiba mais!

 

Exames

Os principais exames realizados para o diagnóstico de distúrbios nas funções nutricionais são:

  • Hemograma
  • Ácido Fólico
  • Ferro sérico
  • Colesterol total sérico
  • Albumina sérica
  • Cobre sérico
  • D-Xilose
  • Ferritina sérica

 

Consulte com a nutricionista do ISA!

Dra. Andréa Menezes