COLOCAÇÃO E RETIRADA DE BALÃO INTRAGÁSTRICO

O que é?

O Balão Intragástrico é uma modalidade terapêutica não cirúrgica utilizada no apoio ao tratamento da obesidade. Ao contrário de outros procedimentos cirúrgicos, este é realizado através de uma Endoscopia Digestiva. Com o paciente sob sedação, o balão é introduzido dentro do estômago para depois ser preenchido com soro fisiológico, podendo ser mantido por até um ano no corpo do paciente. O balão é colocado e retirado por Endoscopia.

 

O Balão Intragástrico é um conceito simples, que depois de cheio ocupará parte do espaço do estômago do paciente, gerando uma sensação de saciedade. Pacientes com este tipo de procedimento devem ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar que trabalhará o programa de reeducação alimentar, modificações de comportamento e também o incentivo a atividade física, incluindo profissionais das áreas de: nutrição, enfermagem, medicina, psicologia e quais especialidades forem necessárias.

 

O método é bastante seguro e não requer internação hospitalar e geralmente dura em torno de 15 a 20 minutos.

 

Responsável Dr. Juliano Servato de Oliveira CRM 11346/GO

 

Qual o objetivo do procedimento?

A colocação do Balão Intragástrico tem como objetivo reduzir o apetite e a capacidade do estômago pela metade, mas só traz bons resultados com a mudança de hábitos por parte do paciente. O procedimento é recomendado para:

  • Pacientes com índice de massa corpórea acima de 27;
  • Pacientes que não precisarão de cirurgia, não possuem comorbidades e já tentaram um tratamento conservador, sem sucesso;
  • Pacientes com indicação para a Cirurgia Bariátrica, mas que preferem tentar uma alternativa primeiro.

 

Qual o preparo para o procedimento?

Para a realização da Colocação e Retirada de Balão Intragástrico é necessário realizar alguns exames prévios solicitados pelo médico (dependendo de cada caso). Consulte mais informações sobre o preparo acessando a página de Endoscopia Digestiva Alta.

Deixe um Comentário