Consulta para fazer o exame pHmetria

Saber o que é o exame de pHmetria esofágica, para que serve e o seu preparo é muito importante para que o paciente fique tranquilo caso necessite realizar esse procedimento.

O médico indica este exame para avaliar o refluxo do material ácido do estômago que vai para o interior do esôfago e para que ele consiga obter um diagnóstico de DRGE com sintomas como rouquidão, tosse, pigarro.

Existem muitas opções de clínicas que realizam esse procedimento, no entanto, é essencial escolher a que possua uma excelente estrutura com profissionais qualificados e ótimas opções de pagamento. Não se esqueça de seguir o preparo da forma que a clínica orientar e não se preocupe, pois você não sentirá dor ao fazer este exame.

 O que é exame de pHmetria?

A pHmetria Esofágica é um exame que possibilita avaliar o refluxo de material ácido do estômago para o interior do esôfago.

O médico pedirá um exame de pHmetria Esofágica Computadorizada de 24 horas quando precisar fazer um diagnóstico de DRGE com sintomas atípicos, como pigarro, tosse, rouquidão, e também para acompanhar o do DRGE.

Veja a seguir como você deve se preparar para fazer este procedimento com tranquilidade e segurança.

Preparo para o exame de pHmetria

O preparo para o exame de pHmetria Esofágica Computadorizada de 24 horas precisa ser feito da seguinte forma:

  • Você deve suspender a medicação de uso para o estômago com sete dias de antecedência ao exame;
  • Caso você esteja gripado, com diarreias e febres não poderá fazer este exame;
  • Você terá que tomar banho antes de realizar o exame, pois será colocado em seu peito um eletrodo que não poderá ser retirado ou molhado;
  • Utilize uma camisa ou blusa de botões na parte da frente com a finalidade de facilitar a troca de roupa após realizar o exame.
  • Evite o uso de maquiagem e para quem possui muitos pelos, principalmente homens, deve levar um aparelho para a depilação no local;
  • Não se esqueça de levar o pedido médico do exame autorizado pelo convênio, a carteira do convênio e a cédula de identidade (RG).

Como é feito o exame de pHmetria?

Para este procedimento o paciente não tomará nenhum tipo de sedação. Uma sonda fina conectada a um computador portátil passará pela sua narina.

Após o especialista introduzir o aparelho  você deverá ficar com o ele durante o período de aproximadamente 24 horas, sendo necessário retornar à clínica no dia seguinte para retirá-lo. Este exame deve ser realizado através de um pedido médico.

O exame de pHmetria dói?

Caso você necessite fazer o exame de pHmetria, contudo, está com medo se sentirá algum tipo de dor não precisa se preocupar. Mesmo não sendo utilizados sedativos, este exame é indolor porque o cateter que passa pela narina é fino, conseguindo transpor narinas até de bebês recém—nascidos de baixo peso.  

Para que você tenha mais tranquilidade, se tiver alguma dúvida pode perguntar para o médico que o orientou a fazer este exame. Conhecer a clínica onde você fará o procedimento e sabendo que existem profissionais bem qualificados, farão com que você tenha ainda mais segurança e tranquilidade.

Qual é o valor de uma pHmetria em Goiânia?

Existem muitas clínicas em Goiânia, dentre elas a que mais se destaca é o Instituto de Saúde Assistida.

Esta clínica é especializada nesse tipo de procedimento e aceita alguns convênios médicos como, por exemplo, Unimed, Hapvida, Affego saúde, Bradesco saúde, Itaú, Sul América, entre outros.

Para saber mais sobre os valores e demais convênios clique aqui.

Quanto custa o exame de pHmetria e manometria em Goiânia?

A manometria esofágica trata-se de um exame que possibilita o médico avaliar as pressões do esôfago. Ele é importantíssimo também para o estudo das alterações da motilidade do esôfago e do peristaltismo (movimentos coordenados que permitem a progressão do bolo alimentar).

E a pHmetria, como vimos anteriormente, é o exame indicado para avaliar o refluxo do material ácido do estômago para o interior do esôfago

Esses dois exames são essenciais para quem precisa saber o que acontece no esôfago.   

Os valores destes procedimentos variam de uma clínica para outra em Goiânia. Algumas aceitam, no entanto, alguns convênios possibilitando, assim, que o paciente pague um valor menor.

Conhecer bem a clínica é muito importante para ter uma tranquilidade maior na hora de realizar os exames. Por este motivo o Instituto de Saúde Assistida é uma excelente opção referente a custo-benefício. Ela é  uma clínica especializada nesses tipos de exames, possuem profissionais qualificados e oferecem vários tipos de convênios.

 

Médica explicando o exame pHmetria

A importância de saber o que é o exame de pHmetria esofágica

Para que você tenha tranquilidade quando precisar realizar um exame de pHmetria esofágica é essencial saber o que ele é, como funciona, quais os seus preparos e conhecer a clínica que realizará esse procedimento.

A pHmetria esofágica computadorizada de 24 horas é um exame que o médico indica para analisar o refluxo do material ácido do estômago que vai para o interior do esôfago. E, além disso, conseguir também obter um diagnóstico referente a DRGE com sintomas de tosse, rouquidão e pigarro.

Este exame não causa dor, por isso o paciente não precisa ser sedado. O cateter é fino, podendo passar tranquilamente pela narina até mesmo de um bebê.

É fundamental que você tenha atenção ao preparo porque é muito importante estar com os devidos documentos e seguir as orientações passadas anteriormente ao exame pelo médico e pela clínica.

Consulte as melhores clínicas para saber se aceitam convênios e verificar se há profissionais qualificados para realizar o exame, pois assim você ficará muito mais seguro e tranquilo quando precisar fazer este procedimento.

AGENDE SEU EXAME: (62) 3254-8900

Deixe um Comentário