quando se indica a colonoscopia

É essencial saber quando se indica a colonoscopia para que o paciente possa realizar esse exame sem maiores preocupações. Um médico especialista neste assunto é que fará essa indicação.

Ele deve também explicar como funciona o processo e quais são os preparos que se deve fazer. Aproveite e tire todas as suas dúvidas a respeito do exame para que se sinta mais seguro quando o procedimento estiver sendo feito.

Por este motivo, mostraremos quando se indica a colonoscopia, e algumas informações sobre esse assunto. Antes de tudo é preciso saber o que é para depois conhecer as doenças que podem ser diagnosticadas através deste exame.

Quando se indica a colonoscopia e do que se trata?

Colonoscopia é um exame endoscópico que o médico indica quando ele suspeita que há alguma coisa errada com o intestino grosso.

O paciente não sente dor, pois o procedimento é realizado após ele ser sedado. Precisa estar acompanhado de uma pessoa maior de idade, e não pode dirigir nenhum tipo de veículo.

Este exame é indicado para diagnosticar doenças que possam aparecer como, por exemplo:

  • Doença de Crohn ou retocolite;
  • Colites;
  • Hemorróidas;
  • Doença celíaca;
  • Diverticulite;
  • Câncer colorretal.

Doença de Crohn ou retocolite

Trata-se de uma doença inflamatória crônica que atinge o revestimento do trato digestivo. Os sintomas dessa doença são dores abdominais, diarreia, fadiga, anemia e perda de peso.

Esta doença não possui cura, contudo, utilizam-se medicamentos como esteroides e imunossupressores para diminuir a progressão dela. É muito importante fazer a colonoscopia periodicamente para identificá-la o mais rápido possível.

Colites

É uma inflamação do cólon geralmente infecciosa e autoimune. Existem, portanto, alguns tipos dessa doença que são: 

  • Retocolite ulcerativa – quando ocorre a inflamação intestinal, um diagnóstico pode ser da doença de Crohn e o outro é a retocolite ulcerativa. Os sintomas mais comuns são sangue nas fezes, dor abdominal e diarreia. 
  • Colite pseudomembranosa – resulta do deslocamento de bactérias saudáveis do cólon, normalmente devido ao uso excessivo e prolongado de antibióticos. 
  • Colite isquêmica – é a redução temporária do fluxo sanguíneo para o cólon. Desse modo, precisa fazer a colonoscopia para obter esse diagnóstico. O paciente com essa doença pode apresentar dor no quadrante inferior esquerdo seguida de sangramento retal. 

Hemorroidas

Elas são veias que ficam ao redor do ânus ou do reto que se dilatam ou se inflamam.  Elas, portanto, retraem-se e dilatam-se durante o movimento intestinal, normalmente voltando ao tamanho original.

Essa doença geralmente é causada por gravidez, obesidade ou esforço durante as evacuações. A colonoscopia é o exame que faz esse diagnóstico.

quando se indica a colonoscopia

Doença celíaca

Trata – se de uma reação de intolerância ao glúten, uma proteína que se encontra na aveia, trigo, cevada, centeio.

Com o passar do tempo, a reação imunológica à ingestão de glúten cria uma inflamação, danificando, assim, o revestimento do intestino delgado. Isto pode, portanto, causar complicações médicas. Por este motivo, realizar a colonoscopia para identificar essa doença é muito importante.

Diverticulite

A diverticulite é a inflamação de uma ou mais bolsas que possuem o formato de balão (divertículos). Ela pode vir acompanhada ou não de infecção.    

Geralmente afeta o intestino grosso (cólon) e os sintomas mais comuns são, por exemplo, sensibilidade, febre e dor abdominal inferior esquerda.

Câncer colorretal

Ele é um tumor maligno que se instala no reto do intestino grosso. É o terceiro mais frequente entre os homens, logo após do câncer de próstata e de pulmão.

O seu desenvolvimento ocorre no intestino grosso (cólon) ou em sua porção final, o reto. 

A melhor forma de prevenir essa doença é realizar a colonoscopia para detectar e retirar os pólipos antes de se degenerarem em câncer. 

Conclusão

Como se pode notar, a colonoscopia é um exame necessário para identificar e até mesmo prevenir algumas doenças. Por este motivo, ao identificar qualquer dos sintomas apresentados acima procure seu médico para que ele te oriente como proceder da melhor forma possível.

Apresentamos anteriormente os casos mais frequentes de quando se indica a colonoscopia.

Para realizar o exame, siga todas as orientações e os preparos que o seu médico irá passar, leve um acompanhante maior de idade e não dirija nenhum veículo após o exame por causa da sedação. 

Não precisa se preocupar, pois o procedimento é seguro e sem dor. Clique aqui para saber mais sobre esse e outros assuntos interessantes.

 

Deixe um Comentário