sobre a colonoscopia

É normal que o paciente tenha dúvidas sobre a colonoscopia, pois este é um exame comum, mas pouco conhecido pelas pessoas. Muitos não o fazem por falta de informação ou por medo.

Este exame pode prevenir e diagnosticar muitas doenças do sistema digestivo, como, por exemplo, o câncer do aparelho digestivo. No entanto, para isso o paciente precisa realizar o exame e seguir corretamente a preparação que antecede o procedimento.

Então, se você tem dúvidas sobre esse procedimento, veja 5 coisas que você precisa saber sobre o exame de colonoscopia.

  • O que é o exame de colonoscopia?

Este é um exame que, assim como qualquer outro, tem a função de prevenir ou detectar doenças. Entretanto, este exame é destinado a doenças do intestino grosso.

Sempre que preciso, ele é solicitado por um clínico geral, proctologista, oncologista e gastroenterologista, quando o paciente se queixa de dores abdominais, intestino preso, sangramento nas fezes ou diarreia.

  • Como é realizado o exame?

sobre a colonoscopia

O exame em si, é realizado por profissionais preparados em um ambiente hospitalar ou clínicas especializadas com toda segurança, e o paciente deve estar sedado.

Em seguida, um endoscopista ou um gastroenterologista realiza o exame, que é feito através da imagem do reto. A imagem é feita por um aparelho que possui um cabo flexível com câmera e iluminação na extremidade, chamado de “colonofibroscópio”.

Através das imagens, é possível que o profissional faça os procedimentos necessários para a retirada de pólipos e o diagnóstico de doenças como a doença de Crohn, doença celíaca, hemorróidas, câncer, colites entre outras.

  • Quem deve fazer esse exame?

Pessoas acima de 50 anos devem realizar o exame de colonoscopia periodicamente a cada 10 anos. No entanto, é mais indicado para pessoas a partir dos 45 anos para a prevenção de doenças do intestino grosso como, por exemplo, o câncer.

  • Como se preparar para o exame de colonoscopia?

Assim que marcado o exame, o paciente deve se preparar com 48 horas de antecedência antes de realizá-lo. A preparação para o exame é muito importante para que o médico possa ver a região interna do intestino.

A preparação inclui tomar líquidos de cor clara e alimentos como frango sem pele, peixe, arroz, torrada e bolacha de sal. Ou seja, comidas mais leves e de fácil digestão.

  • O exame de colonoscopia dói, preciso de acompanhante?

Normalmente este exame não dói, porque o paciente recebe sedação geral. No entanto, pode acontecer do paciente sentir cólicas durante o exame ou depois da sua realização, bem como náuseas após o procedimento.

Esses sintomas, porém, melhoram com a administração de medicações e a eliminação do ar da barriga.

Também é importante destacar que o paciente deve estar acompanhado por uma pessoa maior de 18 anos, pois o paciente é sedado e o exame dura alguns minutos ou até horas dependendo da complexidade do caso e o paciente precisa de acompanhante.

Você ainda tem alguma dúvida ou precisa realizar o exame de colonoscopia? Agende o seu exame no Instituto de Saúde Assistida, somos especializados em doenças e cirurgias do aparelho digestivo.

Deixe um Comentário