riscos endoscopia

Introdução

Muitas pessoas que possuem problemas no estômago se perguntam quando fazer endoscopia e quais os riscos. A endoscopia é um exame que além de mostrar quais são os problemas existentes no seu corpo através da imagem, pode também ser utilizada para realizar tratamentos.

Desse modo, o médico solicitará esse exame quando o paciente apresentar alguns sintomas, como por exemplo, dificuldade para engolir. Este exame também poderá ser solicitado quando precisar realizar procedimentos terapêuticos. 

Quanto aos riscos, o paciente pode ficar despreocupado, pois é muito raro haver complicações neste tipo de exame. Ele é feito com anestesia podendo causar náuseas e desconfortos. Caso, contudo, esses sintomas permaneçam é necessário procurar um médico.

Quando fazer endoscopia? Quais são os riscos de se fazer esse exame?

Você deve fazer endoscopia quando o médico solicitar este exame. Geralmente, isto acontece ao perceber que o paciente apresenta alguns sintomas como, por exemplo:

  • Dificuldade para engolir; 
  • Persistente dor abdominal associada à perda de peso; 
  • Constipação e diarreia que não passam;
  • Persistente vômito; 
  • Anemia com perda de sangue; 
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Azia; 
  • Indigestão; 
  • Sangramento ao evacuar; 
  • Acompanhamento de quadros como síndrome de pólipos, esofagite de Barret, ingestão cáustica, entre outros.

A endoscopia serve também para realizar alguns procedimentos terapêuticos, como a remoção de corpo estranho, retirada de lesões, inserção de drenos ou tubos de alimentos, controle de sangramento do trato intestinal alto, remoção de pólipos, entre outros.

Este exame é feito utilizando anestesia para que o paciente não sinta nenhum tipo de dor. 

Os riscos são baixos, no entanto, pode acontecer, caso o médico não seja experiente, que ele cometa algum erro. Isto, contudo, é muito raro. Já para outros tipos de endoscopia como a colonoscopia, ela não é indicada para pessoas com colite fulminante ou diverticulite aguda documentada. 

O paciente não deve ir sozinho quando for fazer o exame por causa da anestesia que pode deixá-lo com sonolência. É muito importante, portanto, não dirigir de forma alguma nenhum tipo de veículo após esse exame.

Veja também eletromanometria esofágica computadorizada.

Conclusão

A endoscopia é um exame que o médico pede para investigar o que acontece quando o paciente apresenta alguns sintomas específicos na região do esôfago, estômago e duodeno, como por exemplo, persistente dor abdominal e perda de peso.

Além disso, é possível que se faça esse exame para inserir drenos ou retirar lesões, entre outros procedimentos.

A anestesia é essencial para este exame, pois garante que o paciente não sinta nenhuma dor enquanto durar este processo.  Alguns desconfortos abdominais e náuseas podem acontecer após o exame por causa da anestesia, caso esses sintomas persistam você deve procurar um médico.

Os riscos são baixos, desse modo, você pode ficar despreocupado caso precise realizar este exame. Não se esqueça de que é obrigatório levar um acompanhante, pois você pode ficar sonolento por causa da sedação. Não dirija, portanto, veículo nenhum.

Caso tenha alguma dúvida, consulte seu médico ou visite a clínica onde será feito o procedimento para que você tenha mais tranquilidade para fazer o exame.

Agende seu exame na instituição que preza pela qualidade e segurança

ISA – Instituto de Saúde Assistida (antigo Centro Gastro Endoscópico) é uma instituição que oferece serviços de saúde desde 1994, e entre eles, procedimentos de endoscopia diagnóstica e terapêutica, adulto e pediátrico. O ISA conta com tecnologia avançada nos aparelhos de exames, e investe constantemente em tecnologia de ponta para oferecer os melhores serviços de saúde aos seus pacientes, além de conter uma equipe multidisciplinar e profissionais bem capacitados na execução dos exames.

AGENDE SUA ENDOSCOPIA NO ISA: (62) 3254-8900

Deixe um Comentário