O exame de colonoscopia realizado no ISA – Instituto de Saúde Assistida (antigo Centro Gastro Endoscópico) é um exame médico que permite a visualização direta do interior do cólon, também conhecido como intestino grosso.

Geralmente este procedimento é realizado por um médico especialista chamado gastroenterologista, e é considerado um dos melhores exames para a detecção precoce e diagnóstico de diversas doenças do trato gastrointestinal. Saiba mais a seguir.

Como é feito o exame de colonoscopia no ISA?

Durante o exame, o paciente recebe sedação ou anestesia para que se sinta confortável e relaxado. Em seguida, um endoscópio flexível chamado colonoscópio é inserido pelo reto e avança suavemente pelo cólon.

O colonoscópio possui uma câmera na ponta que transmite imagens em tempo real para um monitor, permitindo ao médico examinar cuidadosamente toda a extensão do cólon.

Para que é indicado o exame de colonoscopia?

exame de endoscopia

A colonoscopia é frequentemente recomendada para investigar sintomas como:

  • Sangramento retal;
  • Alterações no hábito intestinal;
  • Presença de pólipos;
  • Dor abdominal inexplicável;
  • Anemia sem causa aparente.

Além desses sintomas, a colonoscopia também é indicada quando há necessidade de rastrear e prevenir o câncer colorretal em pacientes com histórico familiar ou fatores de risco.

Além de diagnosticar doenças, a colonoscopia também pode ser usada para coletar biópsias de tecidos suspeitos, remover pólipos (tumores benignos), ou realizar procedimentos terapêuticos, como cauterização de lesões ou dilatação de estenoses.

Preparo para realizar colonoscopia

O preparo para a colonoscopia é fundamental para garantir uma boa visualização do cólon.

O preparo geralmente envolve uma dieta restrita nos dias anteriores ao exame, seguida por uma limpeza intestinal com laxantes ou soluções de purgação. Esse procedimento serve para esvaziar completamente o cólon e garantir uma visão clara do seu interior.

Após o procedimento, no entanto, é comum o paciente sentir gases e desconforto abdominal por algumas horas.

Os resultados do exame são discutidos pelo médico com o paciente após a realização do exame ou em uma consulta de retorno.

Em casos de alterações detectadas, o médico poderá solicitar exames adicionais ou recomendar tratamentos específicos.

Exame de colonoscopia no Instituto de Saúde Assistida

O ISA é conhecido por ter uma equipe médica altamente qualificada, composta por médicos especializados e uma equipe de enfermagem humanizada e completa contando com uma Enfermeira Chefe.

Esses profissionais têm ampla experiência e conhecimento na realização do exame de forma precisa e com o máximo de conforto, qualidade e segurança para o paciente.

O ISA ainda possui tecnologia avançada, e investe constantemente em tecnologia de ponta para oferecer os melhores serviços de saúde aos seus pacientes.

Isso inclui equipamentos de última geração para a realização de procedimentos como colonoscopia, garantindo resultados mais precisos e confiáveis.

Além de tudo, o ISA também se preocupa em proporcionar aos seus pacientes um ambiente seguro e confortável durante e depois do exame de colonoscopia.

As instalações são modernas e bem equipadas, com salas de exame limpas e bem iluminadas, além de uma equipe de enfermagem dedicada a cuidar do bem-estar dos pacientes durante todo o procedimento.

Enfim, realizar o exame de colonoscopia no ISA pode oferecer uma série de vantagens, desde profissionais especializados até instalações de alta qualidade e resultados rápidos.

Agende seu exame na instituição que preza pela qualidade e segurança

ISA – Instituto de Saúde Assistida (antigo Centro Gastro Endoscópico) é uma instituição que oferece serviços de saúde desde 1994, e entre eles, procedimentos de endoscopia diagnóstica e terapêutica, adulto e pediátrico. O ISA conta com tecnologia avançada nos aparelhos de exames, e investe constantemente em tecnologia de ponta para oferecer os melhores serviços de saúde aos seus pacientes, além de conter uma equipe multidisciplinar e profissionais bem capacitados na execução dos exames.

AGENDE SEU EXAME DE COLONOSCOPIA: (62) 3254-8900

Deixe um Comentário